Coube a mim a honra e a responsabilidade de prefaciar este livro, porém seria correto dizer que não conseguiria traduzir as informações técnicas e as experiências deste ilustre  Médico: Dr. Luiz Carlos Mendonça. Na responsabilidade de escrever o livro  “Guia Médico para tratamento da Obesidade”, o autor carrega  anos de conhecimento em cuidar do Corpo físico, sem deixar de lado a força do seu tratamento, atingindo também o lado emocional e espiritual dos seus pacientes.
Hoje  é notório que muitas síndromes psicopatológicas caracterizadas pelos aspectos do corpo    produzem abatimento físico ou moral, como: tristeza, desolação, perda de interesse, perda de amor-próprio, múltiplas queixas somáticas; insônia, fadiga, anorexia.      O excesso de peso é uma  das causas que leva a pessoa a ficar depressiva, além do estresse crônico.  “Não existe exame pra detectar a depressão”.
Existem pessoas que têm o comportamento compulsivo de comer. Esses indivíduos comem não só por prazer. De modo geral, sentem angústia, culpa sensação de falta de controle, desespero, raiva de si mesmos, e não conseguem parar de comer até que passem mal. Essas pessoas nem sequer selecionam o que vão comer. Segundo o Psicanalista Pierre Marty (ele que tornou a psicossomática matéria distinta da medicina e da psicanálise),diz que a mente tem condições de descarregar um trauma emocional, e se tornar uma sobrecarga sobre o soma (corpo),que resultará em somatização e certos indivíduos podem reagir comendo muito,para não sentir sofrimento psíquico. Agindo assim tem um certo   extravasamento desse sofrimento inconsciente e “esvaziará” essa dor psíquica do  núcleo patógeno (representação da “infecção” inconsciente).
 Eu, como Psicanalista Clínico, diria que seria uma falsa “satisfação emocional, um ganho disfarçado e temporal do sofrimento psíquico”, Considero como Mecanismo de defesa do próprio ego.
“COMO PODEMOS CORRELACIONAR A BÍBLIA E O CUIDADO COM O NOSSO CORPO FÍSICO”.
     Ainda que não seja de forma literal  do texto em I Co. 6:19-20, podemos aplicá-lo para tirar uma lição de instrução para uma conscientização que não devemos nos descuidar em relação ao nosso corpo(a glutonaria é pecado Gl 6:21). Paulo fala que o corpo é santuário de Deus: coloca  em forte contraste o conceito cristão de santidade com o da cidade pagã  de Corinto, onde o templo de Afrodite as mulheres sacerdotisas usavam seus corpos para o pecado(...). Podemos usar por um viés  da homilética Bíblica e de forma “emprestada” para teologizarmos, que  é bem comum que as pessoas não pensam como é importante cuidar do corpo físico, afinal ele é o santuário do Espírito Santo, e quantas pessoas acabam se descuidando e usando os seus corpos de maneira errada e começam a ter sofrimentos terríveis.
Seu corpo pertence a Deus, que o deu a você para que cuidasse dele como um veículo para carregar a sua alma e espírito durante a vida terrena. Assim você não pode prejudicar seu próprio corpo. A saúde física  é parte da sua responsabilidade com Deus. Isso  eu falo não no contexto e nem no texto (I Co 6:19-20),mas nos faz pensar que não devemos fazer mal àquilo que Deus nos deu como tabernáculo humano da sua morada, não devemos danificá-lo e nem precisamos levar essa dor “somática” para  nossa existência mais profunda do nosso ser.
Acredito que Deus criou o homem para viver em perfeita harmonia como indivíduo na sua existencialização: corpo físico e sua linguagem; corpo emocional  e espiritual. O ser humano foi criado por Deus para ser feliz.
Fé, vocação, objetividade, determinação, ação e consciência do servir são qualidades fundamentais para realização da plenitude do corpo de todos os filhos de Deus.
   O nosso corpo é templo do Espírito Santo e precisamos ter consciência da nossa responsabilidade  como um tabernáculo humano que habita o Espírito Deus: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós,proveniente de Deus,e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço;glorificai,pois , a Deus no vosso corpo e no vosso espírito,os quais pertencem a Deus” I Co 6:19-20.
  
ESTE LIVRO GUIA MÉDICO 
O Dr. Luiz Carlos Mendonça fala da importância do individuo ter boa qualidade de vida e adquirir  hábitos saudáveis. Estes, não devem ser feitos esporadicamente, mas, sim, com freqüência para toda vida: A orientação Médica e hábitos saudáveis, têm por objetivos a manutenção da saúde física e psicológica(I Ts 5:23), aumentando a qualidade de vida.
 Espero que este  livro do Dr. Luiz Carlos Mendonça possa trazer os benefícios necessários para você  em sua totalidade. “O Apóstolo Paulo declarou: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito e alma, e CORPO” sejam, permanentemente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” I Ts 5:23.
Reverendo Roberto Barnabé.
Teólogo, Psicanalista Clínico, Mestre em Psicologia Pastoral, Terapeuta Floral.


Nenhum comentário: